De Laranjeiras ao Pontal da Barra, de bicicleta

por Raphael Teixeira



Dia 20 de janeiro, Raphael Teixeira e Duílio Santiago fizeram o que parecia impossível para muitos: Laranjeiras de bicicleta até o Pontal da Barra, ida e volta. Foram cerca de 100 km, passando por Botafogo, Lagoa, Avenida Niemeyer, São Conrado, Morro do Joá, Barra, Recreio e, finalmente, o Pontal.

O dia ajudou bastante: apesar de amanhecer nublado, logo o tempo abriu, e, com céu azul e suaves brisas, realizaram a travessia, o que os fez lamentar não ter passado o protetor solar ao longo de toda a semana. A chuva só veio no fim da excursão, quando já estavam na Lagoa, como um agradável refrigério depois de todo esforço despendido. Duílio, apesar de não estar nas suas melhores condições físicas, com ele mesmo admitiu (ao ter que descer da bike para enfrentar a subida do morro do Joá, afirmou: “antes eu subia esta montanha com o pé nas costas!”), pedalou muito bem até o final. Raphael, por sua vez, nem parecia o "veterano de 28 anos" encarou muito bem o Joá, tanto na ida como na volta.

Durante todo o passeio, imprescindível muita água e guaraná Viton. Alias, sobre o Viton, tiramos uma interessante lição de economia: impressionante a diversidade de valores do guaraná nos quiosques e ambulantes ao longo de toda a orla: encontramos preços com R$3,50 para 500ml, a R$ 1,00 por 290ml. Moral da história: não se deixe enganar pela miragem de um belo quiosque bem postado na praia, fruto de uma exaustiva pedalada: é melhor procurar o amigo que perambula com o isopor.


Na volta, ainda fizemos um pequeno desvio para ver a praia que fica no morro do Joá, ao lado do famoso clube Costa Brava. Enfim, depois de comemorar a realização do objetivo com relativa facilidade, nossos bikers já marcaram o próximo desafio: agora a meta fica mais distante, em Grumari. Vai encarar?

Nenhum comentário: